terça-feira, 20 de março de 2012

Os espíritos Emmanuel e André Luiz

Emmanuel
Emmanuel
Emmanuel é o nome dado pelo médium espírita brasileiro Chico Xavier ao espírito a que atribui a autoria de boa parte de suas obras psicografadas. Esse espírito era apontado por Chico Xavier como seu orientador espiritual.

Há também um livro homônimo de Chico Xavier que leva a assinatura de Emmanuel, publicado em 1938. A obra mediúnica atribuída a Emmanuel é composta por dezenas de livros, muitos deles traduzidos para diversos idiomas. São romances históricos, livros de aconselhamento espiritual, obras de exegese bíblica, etc.

Um espírito, que se identifica como "Emmanuel", assina uma mensagem ditada em Paris em 1861, intitulada "O Egoísmo", publicada no item 11 do capítulo XI do Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, cuja primeira edição veio a público em abril de 1864. 

Quando indagado se Emmanuel era o mesmo espírito que assinou esta mensagem, o médium Francisco Cândido Xavier afirmou: "Creio que sim. Conservo para mim a certeza de que ele, Emmanuel, terá participado da equipe que colaborou na estrutura da codificação da Doutrina Espírita. A mensagem intitulada 'O Egoísmo', (...) em que se faz referência a Pilatos, é de autoria do nosso benfeitor espiritual, não tenho dúvidas a este respeito".

A primeira reencarnação de Emmanuel na Terra de que se tem notícia data do século IX a.C. Após essa, ainda há outras 9 relatadas, desde sacerdote egípcio a padre, entre os séculos XIX e XX. No fim do século XX, segundo informações do próprio Chico, Emmanuel reencarnou em uma cidade no interior de São Paulo em algum dia do ano 2000 e disse ainda afirmou que "todos iríamos reconhecê-lo".

André Luiz
André Luiz
André Luiz é o nome atribuído pelo médium brasileiro Francisco Cândido Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra psicografada.

Acerca da verdadeira identidade em vida da entidade espiritual, e sem esquecer que vários pormenores nas obras de André Luiz foram preventivamente alterados, existem várias teorias entre o movimento espírita brasileiro.

Uma das teorias sustenta que, em sua última encarnação, a entidade teria sido um médico brasileiro residente no Rio de Janeiro, e entre esses, citado o nome de Oswaldo Cruz. O parapsicólogo padre Oscar González Quevedo chegou a afirmar que o próprio espírito teria se identificado como "Cruz".

Uma leitura atenta da obra "Nosso Lar", aliada a algum conhecimento da biografia do cientista brasileiro, leva à constatação de que são personalidades distintas. André Luiz, em vida, fora filho de um comerciante, enquanto que Oswaldo Cruz era filho de Bento Gonçalves Cruz, médico veterano da Guerra do Paraguai.

Adicionalmente, recorde-se que Oswaldo Cruz desencarnou em 1917, vítima de insuficiência renal, sendo que André Luiz desencarnou em decorrência de oclusão intestinal e, tendo passado "mais de oito anos" nas regiões umbralinas, estava ainda se adaptando à vida em Nosso Lar, para onde acabara de ser levado, quando recebeu a notícia de que era agosto de 1939. Portanto, deve ter desencarnado por volta de 1929 ou 1930.

Segundo uma outra versão, André Luiz teria sido o também médico Carlos Chagas, este falecido em 1934, Contudo os dados biográficos do cientista e da entidade também não conferem. Carlos Chagas falecera motivado por um enfarto, e seu pai falecera quando este possuía apenas 4 anos de idade, diferente do relatado em seus livros, quando se remete ao convívio com seu pai durante a juventude.

De acordo com Luciano dos Anjos, afirma que o médico que se assina como André Luiz, era o carioca Dr. Faustino Esposel. Este, foi confirmado por Waldo Vieira e posteriormente pelo o médium Francisco Cândido Xavier, as únicas pessoas que sabiam o verdadeiro nome de André Luiz.

Este último foi, por dois mandatos na década de 1920, presidente do Clube de Regatas Flamengo.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Inteligencia rara, se este espírito tivesse passado todas as informações que pudessem identificá-lo - o que ele queria evitar - não haveria razão usar pseudônimo. Você sabe o que ocorreu com o Irmão X?
    Sabes quem ele é?

    ResponderExcluir